O Processo de Cobrança e o Modelo CRM

Os processos de cobrança visam não somente a recuperação da receita, mas também a retenção e fidelização de clientes.

Em tempos atuais empresas com modernas estratégias de gestão consideram também as operações de cobrança como parte do contexto de CRM. Desta forma, o histórico do relacionamento com os clientes, princípio básico deste modelo, constitui ferramenta fundamental e imprescindível, possibilitando abordagens mais personalizadas e, portanto, melhores resultados.

O trabalho de cobrança deve ser realizado de forma firme e cortês. Na hora de cobrar, deve prevalecer o respeito ao cliente. Aspectos como assertividade, flexibilidade e observância das normas da empresa e da legislação vigente sobre o assunto são fundamentais para o sucesso desse trabalho.

Veja o que a nossa Central de Cobrança tem a oferecer

Equipe Qualificada

Quanto melhor treinada e preparada estiver a equipe, atrelada as possibilidades de negociação, melhores e mais rápidos serão os resultados.

  • Nossa equipe é treinada de forma personalizada. Os processos alcançados pela cobrança são definidos com a participação das equipes da sua empresa e da Imagem. Com isso, todos têm total conhecimento e amplo domínio de todas as rotinas e alternativas.

Tecnologia Aliada à Estratégica:

A tecnologia deve estar sempre a serviço da estratégia. A personalização dos processos utilizados na cobrança e em seus diversos desmembramentos, garante a sistematização da estratégia definida pela empresa.

  • Nossa solução permite a própria empresa elabore, com base na metodologia BPM (Business Process Management), todos os seus processos, inclusive os alcançados pela gestão da cobrança.

Uma Solução Completa:

Uma solução robusta capaz de sistematizar, através de processos personalizados, todas os registros, ações e negociações realizadas.

  • Integração com sistemas corporativos através de WebServices;
  • Registro de todos os contatos feitos, das renegociações e dos resultados alcançados pela equipe de cobrança;
  • Personalizado dos processos (workflow / conjunto de atividades) para cada ação a ser executadas pelos colaboradores / cobradores;
  • Segmentação dos clientes para tratamentos personalizados, diferenciados e com resultados mais positivos.   
  • Abordagem personalizada através de múltiplos canais: Central e Cobrança (telefone), e-mail, SMS, carta, etc.;
  • Envio automático de notificações por e-mail e/ou SMS;
  • Possiblidade de redistribuição da carteira em equipes internas e/ou externas;
  • Painel de Cobrança de fácil visualização, acompanhamento e gerenciamento, baseado no ciclo dos processos de cobrança.